segunda-feira, maio 21, 2007

Sócrates, governo, Greve Geral, atropelos e faltas de respeito

GREVE GERAL - DIA 30 DE MAIO

Agora com muito mais razão!

Este é um título muito suave para o post! Eu queria dizer abusos, humilhações, aprendizes de ditatores, eu sei lá!

O que dizer quando, por mero acaso, uma professora descobre que abriu, na DGRHE, do M.E., um "momento", sem princípio nem fim, para inscrição para o concurso de professor titular, ao vaguear na Net?

Por que razão(ões) escondida(s) este facto não foi devidamente anunciado nas escolas, nos jornais? Também já estão abertas as inscrições para o grupo 530! Será admissível pensar que "isto" vai correr de boca-a-boca? Será para alguns ficarem de fora?

Será que este concurso é constitucional? Os sindicatos não íam recorrer ao Tribunal competente para o saber? O que esperam? Que tudo seja cumprido?

Já não vou falar aqui sobre o que penso de tal atropelo!

Será que é para desviar as atenções da Greve Geral dada a sua aproximação?

E que dizer da base de dados que pretendem obter sobre os grevistas? Em anos anteriores o M.E. pedia sempre números dos grevistas, a cada escola. Mas, uma base de dados, penso eu, é nominal. Mais um atropelo à Lei da greve? Muito gostam estes senhores de passar por cima para atingir os seus fins!

Mesmo que a tal base de dados não seja nominal este anúncio é, no mínimo, intimidatório para a maioria dos professores. Ainda por cima com as novas orientações para a sua avaliação!

Para outros esta atitude incentiva a gritar bem alto as humilhações, o grotesco de tudo isto.
Talvez o efeito seja contrário ao pretendido e muitos, muitos mais professores adiram à GREVE GERAL do dia 30!

Etiquetas: ,

5 Comentários:

At 22:38, Blogger Jorge Ferrão disse...

Não precisas de gritar- o conteúdo é eloquente.
Entre duas sardinhas digo:
Continua a expôr e classificar estas acções na tua própria base de dados.
Contra um exército de elefantes, só com outro exército de elefantes.
A seu tempo isto revelar-se-á útil.

 
At 23:39, Blogger Moriae disse...

Magda,

"FENPROF interpõe providência cautelar para repor a legalidade no concurso de professores" em
http://www.fenprof.pt/?aba=27&cat=108&doc=2304&mid=115

Muitos de nós estamos revoltados e solidários. E é necessário (nem que seja pelo simples motivo de saber bem) berrar, desabafar ...

Esta inscrição, não me serviu de nada porque já me inscrevi no ano passado que, se não me engano, foi inscrição obrigatória.
Eles estão a fazer tudo o que podem e nós temos que fazer o mesmo. Sou solidária consigo e como já disse, somos bastantes a sentir assim.
Oxalá tenha razão. Realmente há pessoas que agora decidiram fazer greve, alterando a sua ideia inicial.
Um abraço,
M.

 
At 16:42, Blogger Magda Nieto Reprezas disse...

Moriae
Obrigada pela ajuda mas, a providência cautelar não é para o concurso a professor titular. É para o concurso normal.E eu tenho que concorrer a titular e parece-me que "aquilo" está cheio de ilegalidades!
De qualquer modo é bom sabermo-nos acompanhados.
Um abraço
Magda

 
At 15:58, Blogger Moriae disse...

Sim, tem razão Magda ... a correria é tão grande que escapam coisas ... E sim, concordo consigo. Nada sei do que os sindicatos estão a fazer mas na sexta-feira vou ouvir o Mário Nogueira, num plenário, e logo saberei. Há que fazer alguma coisa. Acho que é possível que os sindicatos não estejam a ser capazes de dar resposta a tudo tal forma é célere e cego este "avanço/ataque".
Abraço,
M.

 
At 16:44, Blogger Moriae disse...

Magda, em http://www.spgl.pt/recortesimprensa.aspx?sid=18794a92-950a-4e09-9848-9a0e223fbea3&cntx=MEQZV3smfCTwGx1WC9Bu2weee1UiFDHHP3j4SYlnEi7FvmJjvs3JbieNYCVYc808Sq1G3XBHtCatZdvtcA8BSooNc7jOW4VY3qlJNvCO8V5uEQPzd0nd4iZmABqiGLet
pode ler-se que "A Fenprof considera que a legislação que entra hoje em vigor que regula o concurso de acesso à categoria de professor titular é inconstitucional. A Fenprof vai reunir-se com o Provedor de Justiça afim de intervir neste domínio. "
Vamos ver ...

 

Enviar um comentário

<< Home


hits: