sábado, dezembro 15, 2007

Imagens captadas pelo Hubble

Recebidas por email de Maria Lisboa


Hubble photo
A Galáxia do Sombrero - distante 28 milhões de anos luz da Terra - foi eleita a melhor foto, captada pelo Hubble. As dimensões desta Galáxia, oficialmente denominada M104, tem uma aparência espectacular. Ela têm 800 bilhões de sois e um diâmetro de 50.000 anos luz.



Hubble photo
A Nebulosa da Formiga, que é uma nuvem de poeira cósmica e gás, cujo nome técnico é Mz3. Assemelha-se a uma formiga quando observada por telescópios fixos. Esta Nebulosa, está distante da nossa Galáxia, e da Terra, entre 3.000 a 6.000 anos luz.



Hubble photo
Em terceiro lugar está a Nebulosa NGC2392, chamada Esquimó, pois assemelha-se a um rosto circundado por chapéu ou gorro enrugado. Este chapéu, na realidade, é um anel formado por estruturas ou restos desagregados de estrelas mortas. A Esquimó está a 5.000 anos luz da Terra.



Hubble photo
Em 4º lugar temos a Nebulosa Olho de Gato , que tem uma aparência do olho esbugalhado do feiticeiro Sauron do filme "O senhor dos anéis".



Hubble photo
A Nebulosa Ampulheta, distante 8.000 anos luz , que tem um estrangulamento no meio, por os ventos que modelam a nebulosa serem mais fracos na sua parte central.



Hubble photo
Em 6º lugar está a Nebulosa do Cone. A parte que aparece na foto tem 2.5 anos luz de comprimento (o equivalente a 23 milhões de voltas ao redor da Lua).



Hubble photo
A Tempestade Perfeita, uma pequena região da Nebulosa do Cisne, distante 5.500 anos luz; descrita como "um borbulhante oceano de hidrogênio, e pequenas quantidades de oxigênio, enxofre e outros elementos".



Hubble photo
Noite Estrelada, assim chamada por lembrar aos astrónomos um quadro de Van Gogh com este nome. É um halo de luz que envolve uma estrela da via Láctea.



Hubble photo
Um redemoinho de olhos "furiosos" de duas galáxias, que se fundem, chamadas NGC 2207 e IC 2163, distantes 114 milhões de anos luz, na distante Constelação do Cão Maior (Canis Major).



Hubble photo
A Nebulosa Trifid. É um "berçário estelar", afastado da Terra 9.000 anos luz e é um lugar onde nascem as novas estrelas.

Etiquetas:

4 Comentários:

At 21:30, Blogger Margarida disse...

Que coisa maravilhosa! Lindas imagens!
Cumps,
M.

 
At 21:48, Blogger Carlos Elson disse...

Excelente trabalho. Ha poucas informações em Português sobre as imagens do Hubble.
Eu mesmo, muitas vezes pesquiso em inglês, mas por não conseguir ler nesse idioma, perco muitas iformações. Vocês estão de parabens. Prossigam.

 
At 02:26, Blogger lucas disse...

muito obrigado por divulgarem as fotos e as informações!
são lindas!
parabéns

 
At 10:35, Blogger dante adelar disse...

DEUS EXISTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Enviar um comentário

<< Home


hits: