quinta-feira, dezembro 13, 2007

França - Inflacção anual atinge 2,4%

Artigo: L'inflation au plus haut depuis trois ans
publicado por Le Monde a 13 de Dezembro de 2007
Bandeira francesa
Institut national de la statistique et des études économiques (Insee):
A progressão do índice de preços ao consumidor registada em Novembro resulta essencialmente da nova subida dos preços dos produtos petrolíferos.

Etiquetas: , ,

5 Comentários:

At 09:57, Blogger espumante disse...

Continuo na, possivelmente, vã esperança de um dia me explicares o contexto exacto em que produzes este tipo de posts, i.e. a França teve o mais alto índice de inflacção dos últimos três anos.
Um dia calhará...
Um abraço

 
At 20:53, Blogger António Chaves Ferrão disse...

Espumante: sejas bem aparecido. Eu não reproduzi o título original, apenas quis registar o facto cru. Deves ter reparado que também fiz referência à inflacção na Alemanha. Porquê? Para levantar questões como esta: países mais desenvolvidos, com uma indústria a sério, parecem menos capazes de suster a inflacção que nós; apesar de o petróleo ter saído directamente do cálculo do índice de inflacção, a prazo os seus efeitos notam-se; as contínuas injecções de liquidez para acalmar os inquietos investidores acabam por desiquilibrar a balança em prejuízo do poder de compra daqueles que só podem contar com o seu trabalho (como tu). Valerá a pena pensar nisto tudo, ou são conversas da carochinha?

 
At 08:55, Blogger Susanita disse...

Também acho que vale a pena reparar! Na Belgica, a inflacçao esta a subir de maneira semelhante.Os produtos de base (pao, batata, electricidade, gaz...) estao a aumentar drasticamente, sem que os salarios aumentem. Hoje vai haver uma manifestaçao em Bruxelas por causa disso. Mas é a primeira vez que oiço que esta perda do poder de compra seja a consequencia das "contínuas injecções de liquidez para acalmar os inquietos investidores "... Até agora so tinha lido que era por causa da crise do petrolio, ou de condiçoes climaticas prejudiciais para a agricultura, ou até por causa do €uro...
O mundo da bolsa é tao opaco... no entanto, ocupa tanto espaço nas nossas vidas... Se calhar vale a pena comprar um livro tipo: "A bolsa para os que nao sabem nada da bolsa"... E depois é ir logo a correr para comprar o "As estatisticas para os que nao sabem nada de estatisticas"... ai ai... ja estou com dores de cabeça : )

 
At 22:42, Blogger António Chaves Ferrão disse...

Olá Susanita, mais uma vez
Se tiveres paciência, tenta informar-te. Sei que não é a tua área, mas posso garantir-te que a explicação do mecanismo da inflacção é bem mais simples que a da fixação do código genético inscrito no ADN pelo ácido ribonucleico e posterior descodificação dessa informação na síntese da proteína utilizadora.

 
At 01:41, OpenID saieong disse...

Meus caros: é "inflação" e não "inflacção"

 

Enviar um comentário

<< Home


hits: