quinta-feira, dezembro 13, 2007

O perigo dos telefones móveis

Mobile phone evolution

Um grupo de investigadores israelitas publicou a 6 de Dezembro um estudo no American Journal of Epidemiology, que foi citado em várias outras publicações.
  • Em altas doses, as radiações emitidas pelos aparelhos portáteis aumentam consideravelmente o risco de cancro nas glândulas parótidas, que ficam perto da orelha.(Informatique et média)
  • O risco aumenta se os utilizadores puserem o aparelho sempre junto à mesma orelha, ou se viverem habitualmente em zonas rurais.(Cyberpress)
  • É preciso reavaliar as normas em matéria de telefonia móvel.(Dr Sigal Sadetski)


in Téléphoner tue
publicado por AgoraVox le média citoyan em 12 de Dezembro de 2007

Etiquetas: ,

2 Comentários:

At 09:14, Blogger Susanita disse...

Ola!

Fui ver o site "pubmed" (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/sites/entrez) que publica toda a literatura em siencias biomédicas. O estudo da equipa israelita encontrou uma relaçao entre a utilisaçao frequente o telefone movel e os tumores da parotida. Uma equipa da Suécia, onde as pessoas utilisam o telefone movel desde os anos 80 encontrou um resultado oposto, tambem em relaçao aos tumores da parotida... Bom, pelo sim, pelo nao, é melhor ser prudente e começar ja a usar os auscultadores em vez de encostar o telefone à orelha... porque pelos vistos a distancia entre o telefone e a orelha é o principal factor de risco. De facto, no mesmo estudo dos israelitas, se se considera o risco de tumor da parotida do outro lado (em relaçao à orelha utilisada para telefonar), a relaçao ja nao existe.

 
At 22:21, Blogger António Chaves Ferrão disse...

Susanita
O descaimento da potência das radiações electromagnéticas com a distância da fonte(antena do portátil) ao alvo em que incide (as glândulas parótidas) segue a lei do inverso do quadrado da distância. Se tomarmos, por exemplo, 12 centímetros entre as duas parótidas e três centímetros da antena à parótida mais próxima, a relação das distâncias é de 1 para 4, mas a relação da potência da radiação absorvida por cada uma será de 1 para dezasseis. É a grande proximidade que representa o perigo. Por isso compra depressa o auricular, se está adicted ao télélé.

 

Enviar um comentário

<< Home


hits: