quinta-feira, julho 17, 2008

Américo Tavares - Exames de Matemática

Exame de Matemática de 2008
A questão do facilitismo do Ministério da Educação entrou finalmente na arena pública, com a Ministra a desconsiderar as múltiplas chamadas de atenção do Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática.
Exame de Matemática de 1968
Américo Tavares não elaborou considerações directas sobre esta desinteligência entre o governo e a sociedade civil. Oferecendo uma contribuição maior para o debate, conseguiu recuperar uma prova do antigo sétimo ano do liceu, o nível escolar equivalente ao actual 11º Ano. De forma que qualquer leitor pode hoje tirar as suas próprias conclusões.
Reproduzo apenas as primeiras questões das duas provas, separadas por quarenta anos. O resto pode ser consultado em problemas|teoremas de Américo Tavares:
  1. Exame de Matemática de 1968
  2. Exame de Matemática de 2008


PS: Já depois de escrito o post, descobri que também cá por casa havia exames graças aos cuidados de Magda Reprezas. São também do sétimo ano de 1968. Digitalizei dois, ambos da primeira chamada:
  1. Exame de Matemática (pág 1 e pág 2)
  2. Exame de Física e Química (pág 1 e pág 2)


Nessa altura não havia ainda máquinas de calcular de bolso, mas era permitido usar a tabela de logaritmos.

Etiquetas: , ,

2 Comentários:

At 21:51, Blogger José Ferrão disse...

O primeiro exame que é referido, de 2008 refere-se ao actual 9º ano, ao passo que o segundo exame, de 1968 refere-se ao antigo 3º ciclo, que corresponde ao 11º ano de escolaridade.
Portanto, não são comparáveis.
Mas pode-se acrescentar o exame de 2008, do 12º ano que dará uma ideia mais concreta da comparação.

 
At 22:47, Blogger António Chaves Ferrão disse...

José
Já está corrigido o erro. Agora consta a prova do 12º ano, 2008. Ambas as provas começavam com um problema de probabilidades com o João e a Maria, e não prestei a devida atenção.

 

Enviar um comentário

<< Home


hits: