quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Maria José Nogueira Pinto - Infâncias infelizes

Maria José Nogueira PintoA Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) apresentou ao Ministério da Educação uma proposta para as escolas do 1.º ciclo do ensino básico funcionarem entre as sete da manhã e as sete da tarde. Uma proposta radical que encerra em si própria a alteração do sentido último da escola e o sentido último da família. Algo que, tendo estado desde há muito subjacente a toda a discussão em torno do modelo de sistema educativo, modelo de escola e objectivos do ensino, surge agora claramente como um facto assumido, não já uma circunstância mas um dado adquirido, o de uma parentalidade em part-time.

Sabemos que muitos pais têm de depositar os seus filhos na escola durante 12 horas porque precisam dessas 12 horas para trabalharem - duplo emprego, biscates, o que seja - único modo de fazer face às necessidades do seu agregado. Mas também sabemos que uma criança confinada a um mesmo espaço durante 12 horas, um espaço que não é a sua casa, o seu habitat, provavelmente não se construirá feliz e equilibrada. Há pois, aqui, um conflito, que nem sequer é novo, e uma proposta, essa sim nova, dos pais, de que seja resolvido a favor de um modelo laboral e social profundamente errado e em desfavor dos filhos.

Os chamados ATL, actividades de tempos livres realizadas fora da escola mas em local adequado para o efeito, já existem há muito em Portugal como uma resposta social para aquelas famílias, que são confrontadas, na sua luta pela sobrevivência, com o dilema de pôr em risco ou o sustento dos filhos ou os próprios filhos. Com esta proposta da Confap transfere-se para a escola o prolongamento do horário, e aquilo que era excepcional e em função de uma circunstância concreta passa agora a ser uma regra assumida e incorporada no próprio sistema educativo. Aqui reside a diferença e a diferença é abissal!

Segundo os dados disponíveis, apenas um terço dos casais com filhos menores de 15 anos recorre a serviços de apoio às crianças, incluindo amas, creches, pré-escolar e ATL. À primeira vista, nada indica pois que uma escola a funcionar 12 horas seja uma necessidade sentida por todos os pais ou, sequer, pela maioria dos pais. Mas, uma vez aprovada uma medida como esta, rapidamente se interiorizará que as 12 horas são o horário escolar diário e que, independentemente das reais necessidades dos pais, por uma simples conveniência ou pura comodidade, o lugar da criança é na escola. A ser assim, não estamos perante uma solução mas perante um gigantesco problema a projectar-se, impiedoso, sobre o futuro de todos.

Primeiro, porque muitos dos problemas actualmente vividos nas escolas têm a sua causa na ideia errada de que estas substituem a família. A escola é meramente complementar, mas vê-se forçada a ir mais longe para compensar as fracas competências parentais que se revelam hoje como transversais à sociedade portuguesa e já não exclusivas de famílias mal estruturadas. Esta situação deve ser mudada e não institucionalizada.

Segundo, porque sendo sempre verdade que nada é tão importante como criar e educar crianças felizes, amadas e capacitadas para fazer face à vida, essa verdade é ainda mais evidente no nosso Inverno demográfico. Por isso, aqueles pais que apesar das suas vidas duras, do seu presente precário e do seu futuro incerto tiveram a coragem de ter filhos, não podem, de modo algum, ser penalizados. E também para isso servem as leis e as políticas públicas: novas formas de organização do trabalho, apoios às famílias, equidade no acesso aos serviços.

A decisão de transformar a escola num depósito, com base em precipitadas análises sociológicas, branqueando os dramas da míngua de afectos, laços e convivência entre pais e filhos, com jogos e brincadeiras escolares, é uma capitulação. As crianças não merecem. Nem as pobres nem as ricas.


Maria José Nogueira Pinto, Diário de Notícias, 12 de Fevereiro de 2009
(via A Educação do meu Umbigo)

Etiquetas: , , , ,

6 Comentários:

At 02:02, Blogger Maria Lisboa disse...

Escola a tempo inteiro, ou a imbecilização de um futuro

http://professorsemquadro.blogspot.com/2008/03/escola-tempo-inteiro-ou-imbecilizao-de.html

 
At 21:59, Blogger António Chaves Ferrão disse...

Olá Maria Lisboa
Estou confiante em que os professores em Portugal terão força suficiente para barrar o caminho a esta degradação da função da escola.

 
At 09:57, OpenID problemasteoremas disse...

Doze horas por dia é absolutamente contrário ao que me habituei a estar na escola, quando por lá passei. Eu passava no liceu, na década de 1960, umas seis horas, se tanto. E na Primária sempre menos, mesmo na antiga 4ª classe, com preparação para a chamada "Admissão".

Também não compreendo como podem haver nestas idades aulas de 90 minutos seguidos. Eu acho que não teria aguentado com a concentração necessária. Aulas com essa duração só as tive, no liceu, nas práticas de Ciências e de Físico-Químicas, já nos antigos 6º e 7º anos.

No Técnico é que então tive certas aulas correspondentes a dois períodos horários, mas aí já era naturalmente mais velho.

 
At 14:25, OpenID problemasteoremas disse...

... É so para acrescentar o meu nome que na forma como me identifiquei não fica directamente visível.

Américo Tavares

 
At 19:28, Blogger António Chaves Ferrão disse...

Américo Tavares
O que me parece é que as leis da Pedagogia foram banidas.

 
At 23:45, Blogger Kruzes Kanhoto disse...

E já agora durante a noite também, que é para os pais poderem ir para a borga e terem quem tome conta dos filhos.

 

Enviar um comentário

<< Home


hits: