sexta-feira, fevereiro 27, 2009

RigsofRods, ou como criar o mundo a partir de pedras e molas!

Apresento aqui a entrevista de um físico que discute um desenvolvimento interessante no campo da simulação por computador:



Como a entrevista está em Inglês, dou aqui o resumo dela (mas vale a pena ver as imagens, outros exemplos podem ser vistos aqui):

Há dois anos atrás, Pierre-Michel Ricordel, um investigador em informática , começou a desenvolver sozinho e no seu tempo livre RigsofRods, um novo motor de simulação a três dimensões. Em menos de um ano, e sem qualquer financiamento externo, RigsofRods era capaz de simular o comportamento de veículos diversos com um nível de realismo que nem era concebível para profissionais envolvidos em projectos com milhões de dólares de financiamento.

Como foi isso possível? Simplesmente atacando o problema da simulação de objectos a partir de um novo ângulo: Enquanto que até aí os motores de simulação utilizavam modelos físicos complexos e especializados (um modelo para o comportamento de pneus, outro para a torção de um objecto articulado), RigsofRods utiliza um modelo único e de base da mecânica newtoniana: o oscilador harmônico (que modela o movimento de um ponto com massa - ex: uma pedra - ligado a uma mola).

Em RigsofRogs, os veículos são compostos por uma colecção de "pedras" e "molas" com vários níveis de massa, rigidez e resistência. Simulando um camião como um conjunto destas partículas elementares ("pedras" e "molas"), RigsofRogs é capaz de simular comportamentos realistas num terreno acidentado, ou as deformações causadas por um embate frontal contra um muro.

Outro ponto importante é que esta nova maneira de simular objectos é tornada possível pela enorme capacidade de calculo dos computadores actuais, que permitem calcular o comportamento de um grande número de partículas elementares, e obter simulações realistas de veículos como propriedades emergentes das interacções entre estas partículas, em vez de tentar simular directamente as propriedades dos veículos.

RigsofRods é um programa totalmente livre e gratuito (licença GPLv3). Ele pode ser baixado e modificado por quem quiser, e beneficia de uma comunidade de voluntários extremamente activa que produziu mais de um milhar de objectos e veículos para o projecto.

Mas para quem ache que isto é demasiado abstracto e teórico, aconselho o fantastic contraptions, um jogo flash baseado no mesmo princípio e que reúne uma colecção de vinte quebra-cabeças que devem ser resolvidos utilizando apenas alguns objectos simples como bolas, paus rígidos e paus elásticos. É muito divertido produzir maquinetas com comportamentos variados a partir destes elementos de base, e admirar a ingenuidade dos outros jogadores.

E para quem não estiver satisfeito com os vinte níveis propostos, aconselho o World of Goo, um jogo baseado no mesmo princípio e disponível no Linux, Mac e Windows.

Etiquetas:

1 Comentários:

At 16:57, Blogger António Chaves Ferrão disse...

Alexandre
Isto é que é uma entrada em grande estilo...

 

Enviar um comentário

<< Home


hits: