sexta-feira, março 20, 2009

Hoje começa a grande festa

A efeméride está marcada para as 11H44 da manhã. Consistirá na passagem do Sol pelo ponto vernal médio. Este ponto já esteve na constelação zodiacal do Carneiro, mas deslizou entretanto para a dos Peixes. Os astrólogos não se entenderam com os astrónomos e continuam a dar início ao signo do Carneiro nesta data. Mas isso em nada interessa para a festa.
  1. A duração do Sol acima do horizonte estará hoje equilibrada com a duração da noite, muito aproximadamente 12 horas para cada qual, em toda a extensão da Terra excepto nos pólos;
  2. O Pólo Norte entra num período de seis meses de claridade crepuscular permanente;
  3. O Pólo Sul entra num período de seis meses de obscuridade crepuscular permanente;
  4. Começa hoje o novo ano trópico, a principal medida astronómica para o ano;
  5. Para o hemisfério Sul, começa o Outono hoje;
  6. Para o hemisfério Norte, hoje começa a Primavera.
Portanto, em Portugal inaugura-se oficialmente a explosão da alegria das flores. Bela ocasião para uma malga de caldo verde a fumegar, um bom copo de verde tinto, azeitonas, chouriço assado e broa de milho. Depois de afinadas as gargantas, os pares podem tomar os seus lugares. Segurem-se as concertinas e o clarinete, os cavaquinhos, as guitarras e o violão, o bombo, o pandeiro, os ferrinhos e as castanholas. Apertem-se as faixas à cintura e atem-se os lenços à cabeça. Venha daí a Arrastada, o Senhor da Serra, a Chula Vareira, o Malhão, a Gota da Serra d'Arga, a Cana Verde e os Sinos da Sé de Braga. De aonde? Or' essa, de onde a cultura tradicional portuguesa partiu para chegar mais longe, ultrapassou todas as fronteiras e tocou corações no outro lado do Mundo, pois claro. Todos prontos? Vamos então.
Vira, Maria!
Vira, Manel!


Hei-de cantar, hei-de rir
Hei-de ser muito alegre
Hei-de mandar a tristeza
P'ró diabo que a leve

Etiquetas: , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home


hits: