sexta-feira, julho 17, 2009

O socialismo democrático


O partido socialista gosta de se distinguir dos comunistas, realçando que o socialismo que preconiza é do tipo democrático, ao contrário do socialismo que é preconizado pelos comunistas, que é do tipo totalitário, isto é, consiste em impor uma ditadura do partido único sobre o aparelho de estado no seu conjunto.

Para percebermos melhor a democracia do socialismo dos socialistas, vamos então lançar um olhar sobre o novo modelo de gestão escolar que os socialistas pretendem impor ao funcionamento das escolas.

Segundo o modelo que é lançado pelo PS, passará a haver um director, que detém o poder executivo, e um conselho geral, que é parcialmente eleito pela escola, e a quem o director presta contas acerca do cumprimento das orientações que são fixadas para o funcionamento da escola.

Até aqui parece inocente, por mais controverso que possa parecer o processo de formação e responsabilização dessas instituições.

O problema surge, quando se atribui à figura do director, o poder de avaliar os membros do conselho geral, que são eleitos pelo corpo docente da mesma escola, para efeitos da sua progressão na carreira.

Afinal, em que é que ficamos? São os membros do conselho geral, que avaliam o desempenho do director, ou é o director que avalia os membros do conselho geral?

Como é possível um docente exercer a crítica sobre o desempenho do director, se o mesmo director conserva o poder de decidir acerca da progressão na carreira dos mesmos docentes?

Como é possível o conselho geral funcionar como um órgão colegial, quando alguns dos seus membros são sujeitos à apreciação do director, e os outros não?

Se esta democracia for transposta para o aparelho de estado, teremos um governo a deter o poder de “avaliar” os deputados que ousarem criticar os seus actos.

E aí está o socialismo democrático a demarcar-se do totalitarismo dos comunistas.

Etiquetas: , , ,

6 Comentários:

At 10:43, Blogger Susete Evaristo disse...

Basicamente é esse o entendimento actual, só falta estar no papel amigo, porque na realidade é isso que se passa uma vez que o governo liderado pelo sr engº., lida muito mal com a critica e em vez de prestar contas da sua governação, insulta os deputados representantes de todos nós.
Essa teoria está de tal forma arreigada na mente socialista que até a nível autárquico, para os executivos socialistas o poder fiscalizador que são as assembleias sejam municipais sejam de freguesia são para eles apenas verbo de encher.
Saudações democráticas

 
At 13:01, OpenID beezzblogger disse...

Bem, eu deste "Socialismo" do PS, já nada me espanta, desde o tempo do Mário Soares, até aos tempos de hoje com José Sócrates. Deixo propositadamente os "Dr.'s" e "Engº's" de fora do vocábulo, porque se um é doutor, o outro não o reconheço como Engº. Formalidades à parte, os senhores anteriormente nomeados, merecem a minha repulsa, não como comunista, mas como cidadão livre e democrático.

O PS, desde sempre, virou à direita e à esquerda, consoante o que mais lhe convinha, mas mais viragens à direita, deixou-nos o PS de hoje, em que os verdadeiros homens de esquerda, da tão afamada esquerda democrática, saltassem fora, e os que não quiseram por vontade própria, foram "afastados" à força (Ex. Ferro Rodrigues; Guterres; etc.).

No caso de Ferro Rodrigues, que era mais voltado à esquerda, do que todos os ideais de Manuel Alegre Juntos, levou com a máxima do Fascismo de outros tempos, em que o aparelho de estado da União Nacional gozava, o vulgo "ballet Rose", e apelidado de "comer criancinhas ao pequeno almoço", arrasaram com um potencial 1º ministro verdadeiramente democrático.

E, essa lei de que fala o meu amigo, sobre a avaliação dos professores, classe que prezo, seguir-se-à mais umas quantas nesse sentido em todos os sectores da nossa sociedade e aparelho de estado, desde que obviamente, nós os tugas, povo experto, continuemos a leger esta corja de PS, PSD e CDS/PP.

A vingança, das nacionalizações aquando do PREC, está aí, só não vê, quem não quer. Hoje, eu com 37 anos, tenho muito ainda para dar ao meu país, e porque o amo, interesso-me por estes temas, o estudo leva-me a tirar estas conclusões, e a saber, felizmente, distinguir a nossa classe política.

Bem haja, e bom domingo.

Carlos Rocha
(Beezz)
Memorando Revolucionário

 
At 19:45, Blogger SENSEI disse...

Infelizmente voltamos ao espírito que dominou Portugal até ao 25/04/1974, bastaram 35 anos para lá regressarmos, já estará certamente para breve a expulsão dos comunistas da vida política Portuguesa e os seus membros presos por terrorismo.
Só que agora não temos milicianos nem a tropa jovem está a bate com os costados em 3 frentes de guerra.
Quem então fará o que tem de ser feito?

Abraço

Ouss

 
At 00:09, Blogger José Ferrão disse...

Meus Amigos,
Não foi aqui meu propósito, fazer a defesa dos comunistas contra os socialistas, nem vice-versa.
Trata-se apenas de procurar fazer a validação da teoria dos socialistas, contra a sua própria prática, uma vez no poder.
Porque em pleno século XXI, já não é aceitável confrontar uma ideologia partidária, se é que isso ainda existe, contra as suas promessas num futuro mais ou menos radioso.
O que é aceitável hoje em dia, quando a verdade se alterna com a mentira de um dia para o outro, aquilo que é aceitável é apenas confrontar o que cada um diz hoje, contra aquilo que faz na mesma data.
E nesse confronto, o socialismo democrático sai muito mal visto na fotografia.
Muito sensibilizado pela visita, apresento os mais sinceros agradecimentos.

 
At 08:30, Blogger ANTONIO MELÃO disse...

Cada partido faz o socialismo à sua medida e esse é que é o mal.
Enquanto meia dúzia não pegarem em armas e derrubarem outra meia duzia que ainda cá estão do outro regime isto não muda, nunca mudará!
Foi por isso que eu aderi ao MRPP quando era jovem... Será que o socialismo é mesmo uma utopia... depois de ver o que aconteceu nos outros paises?
CM

 
At 12:14, Blogger vermelho disse...

É o chamado socialismo à americana...
Abraço e muito obrigado pela disponibilização do livro de Rui Mateus.

 

Enviar um comentário

<< Home


hits: