quarta-feira, agosto 19, 2009

Acordo ortográfico


A imagem acima foi picada de um moderno dicionário escolar.
Os pintos 2), 3), 4) e 5) ilustram uma invasão ortográfica do idioma português pelo idioma brasileiro.
As palavras "atualizado", "selecionados", "atuais" e "exceções" representam uma ortografia que foi objecto de penalização nos critérios de avaliação pedagógica que se encontravam em vigor na altura em que a maioria dos portugueses estudaram.
A nossa formação académica foi feita contra esta maneira de escrever.
Agora, somos chamados a utilizar uma ortografia que nos é estranha.
O ponto 6) refere uma diferenciação entre inglês britânico e inglês dos EUA.
A pergunta que se propõe, é a seguinte:

O que será que a língua portuguesa "unificada", terá a ganhar por via do Acordo, que o inglês "diferenciado" tem a perder com a ausência de Acordo?

Etiquetas: , , ,

5 Comentários:

At 15:27, Blogger Arrebenta disse...

Caro Ferrão, eu já estou a usar o novo Accôrdo Ortográphico desde o dia 2 de Janeiro do corrente.
São os escritores que fazem a língua, não os acordos. A partir de agora, quem quiser reconhecer um texto meu como importante tem de assimilar a nova grafia. Isto é só um pequeno comentário que não é ácido, embora pareça.
Abraços amigos

 
At 14:15, Blogger Alexandre Santos disse...

Segundo compreendo, o acordo ortográfico entende uniformizar a ortografia lusófona, o que me parece uma boa ideia. Logo é inevitável que alguns hábitos brasileiros sejam adoptados, não me parece credível que o novo acordo ortográfico seja apenas a imposição da grafia portuguesa ao Brasil.

De qualquer maneira os brasileiros bem se podem queixar da mesma forma, porque desde há quase um século que abandonámos o trema, que eles continuam a utilizar. Toda a gente tem de fazer um compromisso, se queremos manter uma certa coesão neste espaço linguístico.

Agora o que me aborrece mais é as hesitações do governo quanto à entrada em aplicação do novo acordo, o que me impede de decidir se vale a pena estudar e adoptar a nova ortografia.

 
At 16:32, Blogger Ludo Rex disse...

Volto depois da Festa do Avante…
Não te esqueças: Sábado, dia 5 de Setembro, no pavilhão da Emigração
da “Festa do Avante!”, pelas 20.00H
Vem juntar-te à Festa, a luta continua!
Abraço

 
At 00:08, Blogger Lisete disse...

Sobre esse tal de "acordo" estou fora.
Cumprimentos

 
At 22:58, Blogger mariasa disse...

um dos contributos para a riqueza de uma língua é a sua diversidade. o acordo é uma estupidez.

 

Enviar um comentário

<< Home


hits: