quarta-feira, fevereiro 24, 2010

Madeira - Inundações e aluimentos

Madeira
(clique sobre a imagem para ampliar)


A 20 de Fevereiro de 2010, uma chuva torrencial inundou a ilha portuguesa da Madeira. Água, rocha e lama deslizaram pelas vertentes escarpadas da ilha e atingiram as ruas do Funchal e de outras cidades da costa Sul da ilha, a mais densamente povoada. Com as inundações, pelo menos 42 pessoas morreram e 13 continuam desaparecidas, segundo informação de 23 de Fevereiro.

Duas características sobressaem da topografia desta parte da Madeira: montanhas elevadas e valas profundas. Ambas são evidentes na imagem, e ajudam a compreender a dimensão das inundações. A ilha da Madeira apresenta declives elevados desde a costa no Oceano Atlântico, estando o seu pico mais elevado a uma altitude de 1862 metros. As escarpas do terreno descarregam as águas que caem das montanhas para a costa, quando ocorrem chuvadas extremas, como a que atingiu a ilha a 20 de Fevereiro; os aluimentos nestas condições são inevitáveis.

Valas profundas determinam o curso normal das águas no seu caminho para a costa. As manchas escuras da foto denunciam a posição dessas valas iluminadas pelo Sol da madrugada.

Três rios correm das montanhas para a cidade do Funchal. As valas que trazem dois destes rios são nítidos na imagem. Estes rios estão alinhadas com algumas das estradas principais da cidade e juntam-se num "V" na zona do porto.

Fonte: Earth Observatory



Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home


hits: