quarta-feira, setembro 17, 2008

Willem Buiter - O fim do capitalismo americano tal como o conhecemos

Da financialização da economia até à socialização das finanças. Um pequeno passo para os juristas, um passo gigantesco para a humanidade.Willem Buiter


Financial Times,
The end of American capitalism as we knew it
, 17 de Setembro de 2008

Etiquetas: ,

2 Comentários:

At 12:23, Blogger Alexandre disse...

Um artigo interessante, mas duvido que a crise actual provoque realmente uma reforma profunda do sistema financeiro.

O que está a acontecer agora já aconteceu múltiplas vezes: os ganhos são privatizados, e as perdas nacionalizadas.

Há que diferenciar a ideologia e a prática: as classes mais ricas sempre defenderam a liberalização quando isso implica impostos a que estão sujeitas, ou a aquisição de estruturas publicas rentáveis, mas nunca perderam uma ocasião de aproveitar o apoio do estado (sobre forma de legislação ou de cobertura de risco) quando isso era para sua vantagem.

O lema dos republicanos (menos estado é melhor estado) sempre foi uma farça, e deveria ser reinterpretado como "menos estado social, mais estado legislativo e militar", já que os republicanos sempre foram iniciadores de grandes défices e criadores de enormes estruturas militares e de segurança.

Quanto as consequências da crise actual, penso que não vão ser muitas para a regulação do sector financeiro (à parte algumas medidas cosméticas). Continuara-se a dizer que "menos estado é melhor estado", e a utilizar o estado como reserva monetária e garante dos direitos dos mais poderosos. (bem sei que este discurso parece uma caricatura, mas a situação é ela própria caricata!)

 
At 12:38, Blogger António Chaves Ferrão disse...

Olá Alexandre
Excelente comentário. Vejamos onde isto vai parar, e que as outras foças, que não têm tido visibilidade, entrarão no jogo.

 

Enviar um comentário

<< Home


hits: